Documento sem título
 Bocaina Online nas redes Sociais
Contatos  |   Anuncie   |  
publicidade
publicidade
publicidade
local - Quarta-feira, 12/03/14 12:02 PM

Coleta seletiva de lixo ocorrerá de segunda a sábado

Serviço começa no próximo dia 24 de março e passará por todos os bairros da cidade. Moradores serão orientados esta semana
Da Redação

A coleta seletiva de lixo será retomada em Bocaina a partir do dia 24 de março e passará por todos os bairros da cidade. Paralisada desde 2011, a ação ocorrerá de segunda a sábado e os trabalhos de orientação acontecem nesta semana para avisar os moradores sobre o roteiro do serviço.

O processo de coleta será realizado em parceria entre a prefeitura e a empresa Potivias, vencedora da última licitação e hoje responsável pela usina de triagem de lixo localizada na vicinal Alfredo Sormani Jr. Segundo o gerente da empresa, Paulo Roberto Fonseca, ainda não é possível calcular o volume de lixo reciclável que será recolhido com o início dos trabalhos.

“Com o início da coleta seletiva, vamos melhorar ainda mais a gestão do lixo domiciliar na cidade. Vamos ter esse número ao final da primeira ou da segunda semana de trabalho”, explica.

O lixo reciclável recolhido não será mais encaminhado para a usina e ficará estocado em um galpão alugado pela empresa até que haja quantidade suficiente para sua comercialização. O galpão também funcionará como ponto de entrega dos materiais pelos moradores. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o serviço irá aliviar a atual sobrecarga de lixo recebida pela usina, que não passou por ampliações nos últimos 15 anos e já enfrenta problemas de falta de capacidade para o processo de triagem.

Quando foi construída, em 1997, a usina recebia cerca de 5 toneladas diárias de lixo, que passaram para a casa das 12 a 15 toneladas em 2014. A maior parte do material é transformada em adubo e o pequeno volume restante fica armazenado até juntar uma quantia suficiente que possa ser transportada para o aterro de Guatapará.

Roteiro e premiação

As informações sobre o roteiro de coleta estão sendo passadas esta semana para os moradores. O serviço será feito de segunda a sábado, sempre a partir das 17h, com um caminhão próprio para este tipo de coleta, recebido pela prefeitura em 2013 através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O veículo terá sistema de som para comunicar sua presença nos bairros, cuja divisão ficou da seguinte forma:

 - Segundas e terças – José Tonon, Xerxes Bartelotti, Nova Bocaina II e Jardim Planalto;

 - Quartas – Victorio Marangoni e Cecap;

 - Quintas – Santa Terezinha e Pedro Alexandrino;

 - Sextas – Nova Bocaina e Jardim São Judas;

 - Sábados – Vila Mariana e Centro

A cada entrega, o morador receberá um cupom para concorrer, mensalmente, ao sorteio de três vale-compras no valor de R$ 200,00 cada, que poderá ser utilizado no mercado de sua preferência. A ação, segundo o gerente da Potivias em Bocaina, é incentivar os moradores a separarem o lixo e o levarem até o caminhão.

Comentários
Bocaina Online - © 2009 - 2014 - Todos os Direitos Reservados.